Como dar entrada no seguro desemprego

      2 comentários em Como dar entrada no seguro desemprego

Como dar entrada no seguro desemprego? Preste atenção no artigo e você vai aprender agora como dar entrada no seguro desemprego.

Muitas são as dúvidas que passam pela cabeça de um trabalhador que acabou de ser mandado embora da empresa na qual trabalhava, afinal de contas, ele agora é mais um dos muitos desempregados que povoam as ruas de todo o Brasil em meio a essa crise.

No entanto, de todas as dúvidas que passam pela sua cabeça, como perguntas do tipo: “como vou pagar minhas contas?”, ou “o que vou fazer daqui pra frente?”, mas a pergunta mais imediata é a seguinte: “Como faço para dar entrada no seguro desemprego?”.

Pois é para responder a esta pergunta tão importante que este artigo foi escrito, pois com ele você irá saber exatamente como proceder no momento em que necessitar desse benefício, para saber os passos corretos na hora de dar entrada no seguro desemprego.

Lista de documentos para dar entrada no seguro desemprego

Primeiramente, é essencial saber qual é a lista de documentos necessários para que o trabalhador possa dar entrada no seguro desemprego, portanto, procure entender que todos os documentos aqui citados serão fundamentais, e a falta de um deles poderá acarretar na negativa ao seu pedido atrasando seu recebimento.

A lista completa tem os seguintes documentos:

  • Requerimento do seguro desemprego (duas vias, que são concedidas pela empresa no ato da demissão);
  • CTPS – Carteira de Trabalho e da Previdência Social;
  • Cartão do PIS/PASEP/NIS (pode ser um extrato atualizado);
  • TRCT – Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho Carta de demissão (concedida pela empresa no ato da demissão);
  • Comprovante do recebimento do FGTS;
  • 2 últimos holerites (contra-cheque);
  • Carteira de identidade.

Onde devo ir para dar entrada no seguro desemprego?

Para dar entrada no benefício é necessário esperar 7 dias após o recebimento do FGTS. Agora que você já sabe quais são os documentos que você deverá levar para dar entrada no seguro desemprego, você precisa saber agora qual é o local que você deve ir para apresentar todos estes documentos.

Pois os seguintes locais são indicados para quem deseja dar entrada no seguro desemprego:

  • postos do Sistema Nacional de Emprego;
  • posto de atendimento das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego;
  • entidades sindicais cadastradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
  • agências da Caixa Econômica Federal que são credenciadas pelo MTE.

Em São Paulo, outra opção para realizar este procedimento será o Poupatempo, que apresenta uma série de serviços, inclusive este em relação ao seguro desemprego, e que pode proporcionar ao trabalhador um serviço bem rápido e ágil.

Portanto, agora você já sabe como proceder para dar entrada no seguro desemprego, agora, só irá bastar reunir todos os seus documentos listados anteriormente e se dirigir até um dos postos que realizam este tipo de atendimento, que é muito simples.

Rate this post

2 thoughts on “Como dar entrada no seguro desemprego

  1. Weuliene Pereira De Aquino

    Trabalhei cinco mêsesem 2014 e fui mandada embora e trabalhei nove mêses em 2016 e fui mandada em bora eu tenho o direito ao seguro desemprego

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Weuliene se for primeira solicitação não, pois o prazo para primeira solicitação é de 18 meses de carteira assinada.

      Reply

Deixe um comentário