Como receber o seguro desemprego

      1 comentário em Como receber o seguro desemprego

Como receber o seguro desemprego. Se você está interessado nesse assunto, esse artigo vai te esclarecer sobre como receber o seguro desemprego. Basta ler com calma e qualquer dúvida, deixar um comentário.

O profissional que é despedido de seu emprego sem justa causa não precisa se desesperar frente a sua situação financeira: O seguro desemprego, benefício de assistência financeiro promovido pelo governo brasileiro, é a ferramenta responsável por ajudar o trabalhador desempregado a recuperar sua estabilidade financeira e manter suas economias em ordem.

Aos trabalhadores demitidos sem justa causa, que contavam com contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que trabalhavam na mesma empresa por, no mínimo, seis meses, têm o direito de proteção ao trabalhador.

O objetivo do seguro desemprego é garantir a estabilidade financeira do trabalhador enquanto o mesmo procura por um novo emprego, garantindo que este não acabe ficando no vermelho.

Você sabe como receber o seguro desemprego?

como consultar o seguro desemprego

Para receber o seguro desemprego, existem diferentes modelos de distribuição de parcelas. Esses diferentes modelos são divididos a partir da análise do salário médio do profissional durante seu período de serviço e do seu tempo de trabalho, contando a partir do último salário recebido antes de sua demissão.

A assistência é prestada aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa, estão desempregados, receberam salários consecutivos no período de seis meses anteriores à demissão, estiveram com vínculo empregatício confirmado entre seis a 36 meses, aos que não possuem renda própria para o sustento próprio e de sua família e aos que não estiverem recebendo benefícios de prestação contínua da Previdência Social (sem considerar pensões por morte ou auxílio-acidente).

Trabalhadores formais, domésticos, formais com contrato de trabalho suspenso, pescadores profissionais e resgatados de condições semelhantes às de escravidão podem receber o benefício até se estabilizarem profissionalmente.

Quais são as variações do benefício?

O valor e a extensão de duração do benefício podem variar, a partir da análise do período de trabalho do profissional e do seu salário médio. O trabalhador formal, por exemplo, tem direito de três a cinco parcelas do benefício, partindo da análise do seu tempo de trabalho (contando a partir da data de demissão).

O pescador profissional pode receber quantas parcelas necessitar até o fim do período de defeso, que proíbe a pesca em decorrência da reprodução de espécies.

Por fim, o empregado doméstico ou o trabalhador resgatado contam com três parcelas, no máximo. Considerando o tempo limite de carência e os valores em questão, o benefício é situado para cada caso e pode ir até o valor máximo de R$ 1.304,63, considerando o salário mínimo de 2014.

Como receber o seguro desemprego
5 (100%) 4 votes

One thought on “Como receber o seguro desemprego

  1. Leonardo

    Eu tenho direito seguro-desemprego eu comecei trabalhar dia 18 de julho de 2015 sair agora dia 2 de maio de 2016

    Reply

Deixe um comentário