Como saber se tenho direito ao seguro desemprego

Como saber se tenho direito ao seguro desemprego é uma dúvida de muitos trabalhadores quando é demitido, pois há alguns pré-requisitos necessários para ter direito ao beneficio do seguro desemprego.

Muitas pessoas são demitidas ao redor do Brasil, diariamente, engrossando a terrível e temível fila dos desempregados, que mesmo com tanto alarde contrário ao seu aumento por parte do governo federal, atualmente, o fato é que ela é grande.

No entanto, para algumas destas pessoas, um benefício chamado seguro desemprego se coloca como uma importante ferramenta para se reorganizar financeiramente, e para sanar as contas, ao menos durante alguns meses pós-demissão. Permitindo o trabalhador procurar o novo emprego sem ter preocupações com as contas vencendo.

Portanto, é fundamental saber quem tem direito a este benefício, já que o seguro desemprego não é uma vantagem que está disponível para todos os trabalhadores, sendo que há restrições, que vamos ver a seguir.

Direito ao seguro desemprego

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Segundo a lei atual, só tem direito ao seguro desemprego o trabalhador com registro na CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social que foi demitido sem justa causa, já que o trabalhador que foi demitido com justa causa não tem direito, bem como o trabalhador que pediu demissão.

Com isto, o trabalhador que foi demitido sem justa causa pode dar entrada no pedido de seguro desemprego tranquilamente, já que poderá ter acesso ao benefício.

O valor do benefício do seguro desemprego pode variar entre o mínimo e máximo, sendo que o máximo, atualmente pode atingir o valor de R$ 1.542,24, (clique aqui e veja o valor atualizado para 2017) e o período em que o benefício é oferecido aos trabalhadores também pode variar.

A variação se dá por conta do valor e do tempo em que a pessoa trabalhou anteriormente à demissão, o que pode levar ao prazo de três meses, mas que também pode ser de até cinco meses de benefício, o que pode ajudar em muito a família do trabalhador desempregado.

A intenção original do seguro desemprego sempre foi a de proporcionar as condições necessárias para que ao menos o mínimo fosse mantido pelo trabalhador diante da demissão e que essas condições permitissem que a procura por um novo emprego não se desse em meio a dificuldades financeiras severas.

Como saber se tenho direito ao seguro desemprego?

Esta pergunta é bem simples, já que o trabalhador, para descobrir se tem direito ao seguro desemprego, primeiramente, precisa ter sido demitido sem justa causa, não podendo, como já dito anteriormente, pedir as contas.

Se o trabalhador está nestas condições, ele já é postulante a ter direito ao seguro desemprego, portanto, é essencial observar este tipo de situação para saber se tem ou se não tem direito, outras requisitos são:

Ter a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada no período de: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

E depois de saber se tem ou se não tem direito, o trabalhador deverá se dirigir até um posto para dar início aos procedimentos de solicitação do benefício, que poderá ser feito de posse de alguns documentos importantes, como a carta de demissão e a carteira de trabalho, por exemplo.

A seguir, o trabalhador poderá realizar a consulta para saber se o seguro desemprego está ou se não está habilitado, sendo que esta consulta poderá ser feita pela internet de modo tranquilo e sem dificuldades.

A consulta para saber o saldo do seguro desemprego também é bem simples e pode ser realizada pela internet, de modo igualmente tranquilo e sem maiores dificuldades.

Como saber se tenho direito ao seguro desemprego
4 (80.63%) 32 votes

93 thoughts on “Como saber se tenho direito ao seguro desemprego

  1. Grazyela

    tem 1 ano e nove meses que fui demitida de uma empresa recebi da mesma 5 parcelas de seguro desemprego,no qual terminaram em dezembro de 2013 ja em fevereiro voltei a trabalhar e fui demitida com 11 meses de trabalho ,eu tenho direito ao seguro ?

    Reply
    1. Maurício

      Eu trabalhei 6 anos numa empresa e pedir as ai eu entrei em outra é com 3 meses fui mandado embora será que eu tenho direito ao seguro desemprego

      Reply
      1. Ryan Freitas

        Olá Mauricio, nessa empresa que trabalhou 6 anos, você pediu conta? caso tenha sido pedido de demissão não possui direito, mas caso tenha sido dispensado, você deu entrada no Seguro desemprego?

        Reply
  2. jose de sousa

    Essa bandida tireito de receber o seguro desemprego,trabalhei seis meses agora em 2015 sem emprego com 64 anos sem moradia pagando aluguel o jeito é começar roubar para sobreviver o que fazer doente com labirintite tomando que custa 50,00 reais por mês mais um de 17,00 este governo acabou com os trabalhadores do Brasil,as firmas esta demitindo todos os dias se que não conseguir emprego com 64 anos de idade esta complicado.

    Reply
  3. maria iracema da silva

    eu recebi seguro desemprego no ano 2013 mes 09
    trabalho numa empresa desde 11/2013 e estou de aviso gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego! desde ja agradeço

    Reply
  4. veronica da silva florencio

    boa tarde, assinei meu aviso em 02/02/2015, quero saber se com essa nova lei eu ainda tenho direito ao seguro desemprego.

    Reply
  5. Regiane Leopoldina Rita

    Trabalhei em dois empregos e pedi a conta deu uns 21 mês. Ai comecei em outro serviço ai fui pra rua em 3 meses tenho direito ao seguro desemprego

    Reply
  6. tharcisio

    Trabalhei em uma empresa durante 6 meses. Me mandaram embora. Na empresa anterior trabalhei 1 ano e 2 meses e pedi conta. Mais antes da penúltima trabalhei em uma e fiquei 1 ano. Tenho direito ao seguro?

    Reply
  7. renan de paula

    eu trabalhei faltando 6 dias para completar 16 meses e fui demitido e o meu primeiro emprego sera que eu pego o seguro

    Reply
  8. luzia

    Trabalhei 05 anos em uma empresa fui demitida sem justa causa, mas não dei entrada no seguro e depois de 2 dias entrei em outra empresa faz 06 meses mas estão demitindo todo mundo seta que tenho direito ao seguro

    Reply
  9. Rosemire

    Estava trabalhando de carteira assinada de 5. De junho de 2014 e agora dia 6. Maio de 2015.fui demitida tenho direito a seguro desemprego ???

    Reply
  10. priscilla

    Trabalhei 12 meses fui mandada embora e entrei de novo no mesmo serviço dois meses depois fui mandada embora de novo recebi o requerimento do seguro desemprego eu tenho direito

    Reply
  11. Amanda

    Fui demitida em maio de um emprego que tive 16 meses de trabalho, 17 contabilizando o aviso também. Porém trabalhei até 5 de maio de 2013, contando com esse mês, totalizam os 18 meses necessários? Segundo a lei é preciso ter trabalhado em 18 meses nos ultimos 2 anos, isso significa que eu tenho direito ao seguro, mesmo tendo trabalhado só alguns dias de maio?

    Reply
  12. Silvana Maria da Silva

    Tenho um ano de carteira assinada tenho direito ao seguro desemprego ? Minha última parcela de um outro trabalho foi em abril de 2014?

    Reply
  13. Jose lucas dos santos

    Tenho 9 meses fui demitido quero sab se tenho direito ao seguro desemprego essi e meu premeiro registro na carteira de trabalho

    Reply
  14. joao

    Peguei a ultima parcela em setembro do ano passado entrei voltei pra empresa e fui demitido agora em julho dessa ano tenho 10 meses de carteira assinada tenho direito no seguro desemprego

    Reply
  15. eliseu

    nove meses que fui demitida de uma empresa recebi da mesma 5 parcelas de seguro desemprego,no qual terminaram em dezembro de 2013 ja em fevereiro voltei a trabalhar e fui demitida com 11 meses de trabalho ,eu tenho direito ao seguro ?

    Reply
  16. leonardo felix da silva

    fui demitido em 12 de julo de 2011 so consegui dar entrada no seguro dia 8 de dezembro de 2011 quando foi dia 2 de janeiro fui admitido por outra empresa mesmo assim saquei os meses de seguro fui demitido agora em 17 de agosto de 2015 mesmo assim posso dar entrada no meu seguro e receber novamente

    Reply
  17. Nelson

    Tavo recebendo seguro desemprego recebi duas parcelas arrumei outro emprego e trabalhei só 17dias tenho direito ainda nas três parcelas q falta

    Reply
  18. cesar Rodrigo Ribeiro chaves

    Trabalhei 2 anos e 2 meses em uma empresa, pedi demissão, em menos de trinta dias, assinei minha carteira em outro trabalho, e trabalhei mais 5 meses, pedi demissão, e com 5 dias fui para outra empresa ,que com 30 dias trabalhados fui demitido. Tenho direito a receber o seguro desemprego?

    Reply
  19. clenio batista

    dia 20/06/2014 dei entrada no seguro desemprego na qual recebi 5 parcelas em fevereiro de 2015 voltei trabalhar trabalhei 8 meses fui demitido novamente dia 30/09/2015 e hojje dia 19/10/2015 faz 16 meses que dei entrada no ultimo seguro desemprego sera que tenho direito a receber o beneficio

    Reply
  20. Franciele

    Olá alguém pode me ajudar. Trabalhei 11 meses com carteira assinada, mas pedi as contas para migrar em outro serviço, porém trabalhei por 3 meses e fui dispensada. Será que recebo o seguro desemprego por ter migrado sem ter tido pausa no registro da carteira?

    Reply
  21. Lea C,Tavares de Oliveira

    boa tarde trabalhei de junho de 2014 a setembro de 2015,fui demitida,,terei direito com essa nova len ao seguro desemprego? sendo que já tirei o seguro desemprego uma vez há algums anos atrás,,,,duvidas,,trabalhei 8 anos em um outro local,e não tirei o segruro ,,pq comecei logo em nesse da qual eu fui demitida agora,,,será que dar p juntar esse de 8 anos com esse de 1ano e 3 meses?? obgd pela atenção

    Reply
  22. Thaina Unruh

    Trabalhei 2 anos em uma empresa, e pedi as contas.
    Logo após entrei em uma outra empresa trabalhei mais 3 meses e fui dispensada sem justa causa.
    Tenho direito de receber seguro desemprego?

    Nunca recebi o beneficio antes

    Reply
  23. joao bosco da silva

    eu joao bosco da silva enviei uma declaraçao pedindo a liberaçao do seguro desemprego de 2012 por conta de uma restituiçao a fazer na caixa do ano de 2009 nao tinha conhecimento trabelhei 90 dias contratado pela prefeitura sendo que o contrato so foi fei no final completando os 90 dias.

    Reply
  24. poliana

    Trabalhei 1 ano e 7 meses em uma empresa, pedi demissão. Depois de 4 meses sem trabalhar fui contratada por outra onde trabalhei mais 6 meses e neste fui demitida sem justa causa . tenho direito ao seguro….

    Reply
  25. Gabriela

    Trabalho há 8 meses em uma empresa, anteriormente trabalhei 3 meses em uma outra empresa.a ultima vez q recebi seguro foi dezembro 2014. tenho direito ao seguro se sair da empresa que estou?

    Reply
  26. andreia

    trabalhei como cuidadora de idosos por 5 anos,sendo que a lei do E-social tem pouco tp de regulamentação. mesmo assim tenho direito ao seguro, pois so foi depositado 2 meses de fundo de garantia. Por favor,me tire essa duvida. Obrigado.

    Reply
  27. thamyres

    Gostaria de saber se tem a possibilidade de está fazendo um reagendamento do meu seguro desemprego, porque agendaram pra mim, mais num local muito longe de minha região, alguém pode me dizer se tem essa possibilidade? Estou preocupada.

    Reply
  28. Thayná

    Olá tenho 14meses de carteira assinada e fui mandada embora, nunca tirei o seguro desemprego, será q tenho direito???

    Reply
  29. gessica cristina

    ola bom dia queria saber se tenho direito a seguro? ja recebi seguro 1 vez essa e a segunda ,trabalhei no período 02/05/2014 a 16/09/2014 na outra empresa;02/03/2015 a 31/07/2015 e na ultima vou trabalhar a 03/03/2016 a 31/06/2016

    Reply
  30. sandra

    Trabalhei 3 anos em uma empresa pedi as contas mas duas semanas depois comecei em outra, em Maio completa 1ano que estou lá se eu fiser acordo tenho defeito ao seguro dos empregos se nunca peguei

    Reply
  31. Vivian

    Recebi meu último seguro em abril de 2015 assinei a minha carteira em 01de junho de 2015 fui madada em bora no dia 01 de outubro tenho direito au seguro…

    Reply
  32. Adailton

    Trabalhei 1 ano e 5 mes em uma empresa, pedir demissão. passei menos de um mês parado, comecei a trabalhar em outra empresa fui demitido com 1 ano e 5 mês.
    Eu tenho direito a receber o seguro desemprego???

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Adailton, você tem direito ao seguro desemprego referente ao 2º vínculo de trabalho que você foi demitido, é claro lembrando que precisa ser demissão sem justa causa.

      Reply
  33. Douglas

    Olá eu trabalhei 14 meses e fui despensado. Essa foi a primeira vez q trabalhei de carteira assinada eu tenho direito ao seguro?

    Reply
  34. Renata silva

    Olá sou Renata
    Eu ja recebi o seguro desemprego a primeira vez ja tem anos e agora voltei a trabalhar 6 mêses e fui demitido e ñ tive direito e agora ja estou 4 mêses em outra, se por acaso eu vou demitida ou fazerem acordo comigo eu teria direito agora?????

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Renata, é necessário observar o período de um emprego para o outro, guarde as guias do emprego anterior, caso seja dispensada você irá precisar dos dois documentos.

      Reply
  35. wallace silva

    Olá, minha duvida e o seguinte, comecei a trabalha dezembro de 2015, fui dispensado dezembro de 2016 tenho direito a seguro desemprego ????

    Reply
  36. Sidney

    Bom Dia trabalhei em 2015 (5 Meses).
    trabalhei 8 meses, fui desligado da empresa. 25 /10/2016
    Eu Tenho direito ao Seguro desemprego

    Reply
  37. Joyce Llosa

    Ola, Trabalhei de jan 2014 à fev 2015 e recebi 5 parcelas de seguro desemprego. Agora estou desde abril 2016 em outra empresa, gostaria de saber se tenho direito a segunda solicitação de seguro desemprego caso seja demitida?
    Obrigada!

    Reply
  38. DEISE MARQUES

    OLA RECEBI A 17 ANOS O SEGURO A PRIMEIRA VEZ E TRABALHEI 4 MESES PELA PREFEITURA QUE E SO DESCONTADO O INSS E ESSE ANO TENHO 1 MES DE PREFEITURA E 8 DE CARTEIRA ASSINADA SERA QUE TENHO DIREITO AO SEGURO

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Deise, sua função na Prefeitura não conta pois somente para trabalhos com registro na carteira de trabalho, para segunda solicitação o trabalhador precisa ter no mínimo 9 meses de registro em carteira.

      Reply
  39. Reina Rodrigues

    Oi boa noite! Eu trabalhei 2 anos e 1 mês na empresa top lyne como agente de proteção da Aviação civil,e fui mandada embora pq tinha acabado o contrato sendo que outra empresa entrou e continuou com os funcionários da antiga empresa e trabalhei 10 meses na tri- star que acabei pedindo demissão e atualmente trabalho como empregada doméstica que vou fazer 10 meses no de fevereiro, mais o meu patrão vai me demitir,pq eles vão morar em outra cidade, então eu gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego..Desde já agradeço Meu nome é Reina

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Reina, creio que o período na empresa Top Lyne você perdeu o direito ao benefício, como empregada doméstica é necessário que o empregador tenha feito o recolhimento do FGTS.
      Mas procure uma agência do Ministério do Trabalho com a documentação da Top Lyne e com a documento do seu último emprego.

      Reply
  40. Michael allexandre lima

    Trabalhei 2 anos e 8 meses pede as contas em em seguida trabalhei 7 meses fui demitido tenho direito ao seguro

    Reply
  41. Andre lima

    Olá! Meu nome é Andre Eu fui demitido vai fazer um mês tinha 8 meses na empresa no caso eu teria direito ao seguro dezemprego ? E quantas parcelas seria ?

    Reply
  42. Joelma

    Olá gostaria de saber se pego seguro desemprego entrei no dia 30 de maio de 2016 e vou sair dia 5 de fevereiro de 2017 será se tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Joelma, é necessário cumprir os critérios: Ter a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada no período de: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
  43. Marcelo Barros

    EU SOLICITEI O SEGURO PELA PRIMEIRA VEZ EM 2009 . FIQUEI NA MINHA ULTIMA EMPRESA POR 11 MESSES .( GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A PEDIR O SEGURA POR ESTE TEMPO DE TRABALHO .

    Reply
  44. Marcelo Barros

    SAI ESTA SEMANA DA EMPRESA COM 11 MESSES TRABALHADOS E SO SOLICITEI UMA VEZ O SEGURO DESEMPREGO NO ANO DE 2009 . GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A REALIZAR A SOLICITAÇAO DO SEGORO DESEMPREGO NOVAMENTE COM ESSAS NOVAS REGRAS QUE ESTAO EM VIGOR . DESDE DE JA OBRIGADO

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Marcelo, as regras são ter a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada no período de: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
  45. mayara

    Boa tarde, fui contratada em agosto, mas só fui registrada no dia 1 de setembro de 2016, fui mandada embora dia 20 de fevereiro de 2017 ,o aviso previo vai ser idenizado, minha duvida é faria 6 meses 01/03/2017 e o aviso sera ate dia 21/03/17, vou receber seguro?

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Mayara, se for a primeira solicitação não terá direito, para ter direito é necessário possuir: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
  46. wesley da silva santana

    ola gostaria de saber se tenho direito ja q a ultima vez q recebi foi em janeiro de 2016 e tinha dado entrada em setembro de 2015 entau estou em duvida quanto a nov regra

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Wesley, para demais solicitações é necessário: pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
  47. Douglas Alberto

    Boa noite.

    Ano passado trabalhei numa empresa do período de abril a novembro pedir as contas para ir para esse novo emprego em novembro. Aí comecei a trabalhar em novembro no emprego novo e estou sendo desligado na segunda feira 10/04/2017.

    Trabalhei de 5/4/2016 a 1/11/2016 pedir as contas.

    Trabalhei de 7/11/2016 a 10/04/2017 fui desligado.

    Obs. Nunca saquei o seguro pq todas as pessoas presas que trabalhei sempre pedir as contas.

    Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Douglas, se for a primeira solicitação não terá direito, para ter direito é necessário possuir: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
    1. Ryan Freitas

      Olá Leydiane, para ter direito é necessário possuir: pelo menos 12 meses se for a primeira vez requerendo o benefício; pelo menos 9 meses quando for a segunda solicitação; e a cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

      Reply
  48. ANGELA TEUSCHEL DOS SANTOS

    Olá gostaria de saber se tenho direito ao seguro,trabalhei 1 ano na empresa e fui mandada embora nunca peguei seguro antes

    Reply
  49. Mailon

    Fui demitido sem justa causa, mas não recebi meu seguro. No MTE me disseram que foi por causa de ter uma empresa registrada em meu nome, tem como eu recorrer disto, sendo que não tive renda depois da demissão.

    Reply

Deixe um comentário