Documentos para dar entrada no seguro desemprego

No momento da demissão o trabalhador fica cheio de duvidas e uma delas é: quais são os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego.

O seguro desemprego é um benefício dos mais importantes para a vida de um trabalhador, portanto, é fundamental saber como proceder para ter acesso a este importante e tão útil benefício.

Por este motivo, vamos mostrar de modo claro, quem tem direito ao seguro desemprego, procurando esclarecer informações sobre o prazo para dar entrada no seguro desemprego, além de dar ênfase nos documentos que são necessários para dar entrada na solicitação do beneficio.

Quem tem direito ao seguro desemprego

Segundo a legislação atual, tem direito ao seguro desemprego os seguintes trabalhadores brasileiros: os profissionais que são demitidos sem justa causa, o pescador artesanal e o empregado doméstico, que terá direito desde que o empregador tenha recolhido o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Pessoas que pedem demissão, pessoas que são demitidas com justa causa e pessoas que trabalham sem registro em carteira de trabalho simplesmente não tem direito a este beneficio, portanto, nestas condições, não há como dar entrada à solicitação do seguro desemprego.

Prazo para dar entrada no seguro desemprego

Ainda segundo a legislação atual, o trabalhador terá um prazo para dar entrada no seguro desemprego, sendo que este prazo não é variável e é válido e aplicável para todos os tipos de trabalhadores do Brasil que têm direito ao benefício.

O prazo para dar entrada no seguro desemprego tem início no sétimo dia e vai até 120 dias a contar da data da demissão do emprego, portanto, o trabalhador não pode fazer a solicitação antes do sétimo dia, e também não pode deixar de fazê-la dentro dos 120 dias subsequentes.

Com isso, é essencial para o trabalhador estar atento a estes prazos, para não ter qualquer tipo de dificuldade ou de problema que impeça a entrada no seguro desemprego.

Dar entrada no seguro desemprego

Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego

Para quem deseja dar entrada no seguro desemprego, um dado importante será saber, entre outras coisas, quais serão os documentos necessários para dar início aos procedimentos.

Pois estes documentos deverão ser colocados em dia pelo trabalhador para que não haja qualquer tipo de problema que possa impedir o acesso ao benefício que é realmente muito importante para quem deseja ter condições financeiras durante os primeiros meses pós-demissão.

Pois os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego que o trabalhador deverá levar em mãos são os seguintes:

  • Requerimento do seguro desemprego em duas vias, uma verde e outra marrom;
  • Carteira de trabalho (CTPS);
  • Cartão do PIS-PASEP, ou um extrato atualizado, ou então o Cartão Cidadão;
  • Termo de rescisão do contrato de trabalho (TRCT);
  • Documentos de identificação, que podem ser carteira de identidade, ou certidão de nascimento/certidão de casamento, ou carteira de motorista, entre outros;
  • Três últimos holerites referentes aos três meses anteriores à demissão;
  • Documento que comprove os depósitos do FGTS, que também pode ser substituído por um extrato comprobatório que os depósitos foram feitos.

Ou seja, com estes documentos, e de posse destas informações, o trabalhador já sabe exatamente como proceder diante da hora de tirar o seguro desemprego.

Documentos para dar entrada no seguro desemprego
5 (100%) 4 votes

3 thoughts on “Documentos para dar entrada no seguro desemprego

  1. FRANCINEIDE

    Bom Dia!

    Meu ultimo beneficio do seguro foi dia 13/10/14, passei 6 meses sem trabalhar e no mês de Maio voltei a trabalhar e assinaram minha carteira, fui demitida dia 04/01/16 e nao recebi da empresa o Requerimento do seguro desemprego em duas vias, uma verde e outra marrom, esse é o meu terceiro beneficio, gostaria de saber se tenho direto.

    Reply
  2. Ryan Freitas

    Olá Francineide, se você já recebeu o benefício, basta ter carteira assinada no período superior a nove meses para ter direito.

    Reply
  3. fabiano de soua

    trabalhei 5 meses numa empresa para o seguro desemprego preciso de 12 meses conta dos registros anteriores pra juntar 12 meses .

    Reply

Deixe um comentário